Ouça-me e seu dia será diferente
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
O PT e o ataque as Escolas Livres de Santo André
O projeto das Escolas Livres em Santo André representa um modelo didático de sucesso pois, tem em sua base, o conceito da liberdade aplicado a educação e a livre expressão artistica permitida aos alunos. Foi fundada sob uma administração social-democrata encorporada pela figura do Prefeito Celso Daniel nas administrações petistas que se sucederam durante quase quatro mandatos. Isso num tempo onde o PT ainda tinha bandeiras de esquerda.
Todavia, paradoxalmente, é exatamente sobre a administração deste partido que as Escolas Livres vem sofrendo ataques de proporções gigantescas como é o caso da E.L.T. (teatro) que chegou até a ser fechada pelo Prefeito Carlos Grana.
http://www.cooperativadeteatro.com.br/elt-e-fechada-pela-prefeitura-do-pt-de-santo-andre/
http://entretenimento.r7.com/blogs/teatro/2013/09/28/prefeitura-de-santo-andre-fecha-escola-livre-de-teatro-e-artistas-protestam/
Isso é apenas mais uma característica esclarecedora de como o PT se configura hoje como um partido que não atende em mais nada os interesses da classe trabalhadora seja, impulsionando suas lutas, garantindo suas conquistas ou proporcionando seu acesso à educação e à arte, quanto mais esta que, históricamente, sempre foi uma atividade somente ao alcançe das classes dominantes.
Hoje, o PT destrói suas conquistas do passado seja aplicando seus ataques aos direitos trabalhistas, privatizando patrimonios do Estado ou aniquilando a educação, arte e cultura, o que o PT, no passado, fazia totalmente o contrário e não temos melhor exemplo do que o mestre Paulo Freire assumindo o cargo de Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de São Paulo na gestão petista de Luiza Erundina. Diante de um exemplo destes, só nos resta lamentar.
E o esquema montado para driblar os interesses da comunidade academica da ELs não é pequeno.
Na terceira conferência municipal de Cultura de Santo André, onde seriam eleitos os delegados reponsáveis pela interlocução da secretaria de cultura com os núcleos de formação academica (incluindo as ELs), o Secretário de Cultura Raimundo Salles contratou pessoas para para que fossem votar nos delegados por ele indicados visto que não há uma lei especifica sobre o direito de voto nesta conferência, qualquer um poderia entrar na conferência e votar (é sempre nas entrelinhas das leis onde ficam guardados os maiores perigos). Pessoas pobres que até trabalharam em sua campanha foram pagos por Salles para servirem de manobra e manipulação de uma conferência. O que podemos dizer com isso senão que com a miséria vem todos os danos.
O pior foi que além de serem pagos pra votar, ainda por cima, agrediram fisicamente todos da comunidade acadêmica que se levantaram em protesto contra a farsa protagonizada pela mesa da conferência. Veja vídeos do dia da Conferência:
Video 1 da conferência
Video 2 da confeência
Mas se o PT de anos atrás impulsionava as lutas e hoje não mais, isso não significa que as lutas morreram.
A Escola Livre de Teatro tem travado um processo de luta permantente contra as políticas de sucateamento da cultura implementadas pelo PT encorporado na figura de Raimundo Salles, também candidato à prefeitura do municipio mas, que agora ocupa o cargo de secretário de cultura barganhado em troca do apoio do segundo turno ao atual prefeito petista. É isso mesmo, se antes o PT disputava uma eleição sem coligações ou financiamento privado de campanha, como uma Luiza Erundina ganhando e colocando como secretário quem ela quisesse, até mesmo um Paulo Freire, hoje em dia o PT recebe investimento privado pesado de campanha e ainda faz coligações espúrias pra depois barganhar os pedaços restantes de sua prévia destruição política ( sendo assim que, não é apenas um problema simplesmente de ordem administrativa mas sim, de concepção politico-ideológica pois o PT hoje se configura como um partido Neoliberal).
A ultima arma utilizada pela E.L.T. foi este video comparando trechos de uma conversa com Carlos Grana ainda em sua candidatura, quando foi procurado afim de apresentar suas propostas (visto que, na ultima gestão do prefeito Aidan Ravim as E.L. ja vinham sofrendo ataques) e suas políticas atuais para com as E.L. . Paulo Freire deve estar se revirando no túmulo.
Veja o Vídeo:
Video da ELT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você acha disso?